domingo, 28 de outubro de 2012

Conhecer Barcelos pelo "Trilho dos Cogumelos"



Numa organização conjunta da Associação Amigos da Natureza e dos Serviços de Turismo da Câmara Municipal de Barcelos com o programa "Caminhar para Conhecer Barcelos" realiza-se no próximo sábado, dia 3 de Novembro pelas 14:00 horas, a oitava etapa deste programa a decorrer no chamado "Trilho dos Cogumelos". 
Este percurso, de forte cariz ambiental, desenvolve-se numa das áreas mais ricas em termos de avi-fauna e flora endémica do concelho de Barcelos, na mancha florestal situada entre as freguesias de Creixomil, Vila Cova, Mariz e Vilar do Monte, embora grande parte do percurso se situe em Creixomil.

Para além da vertente ambiental que marca esta rota, é importante destacar ainda os moinhos instalados ao longo de um ribeiro que corre límpido rumo ao Cávado. Trata-se de elemento de grande interesse e que rememora o passado económico e social desta área do concelho. Alguns moinhos encontram-se em perfeito estado de funcionamento, constituindo-se como um dos melhores núcleos de moinhos de água de todo o concelho de Barcelos.

O percurso tem cerca de dez quilómetros, é de dificuldade media, privilegiando no traçado as zonas florestais, caminhos rurais e carreiros de beira-rio.

Aparece e traz um amigo!